parabéns pra você: 10 anos de OpenSource

É. O Software Livre está completando 10 anos hoje… No dia 9 de fevereiro de 1998, Bruce Perens publicava a Open Source Definition (versão anotada, versão sem anotações), onde estão listadas as 10 características para um software Open Source (coisas como redistribuição livre, disponibilização do código fonte, livre modificação, nenhuma restrição a pessoas, grupos, ou dependência de software proprietário, entre outros).

Ontem, Perens publicou um texto em inglês (aqui), onde comenta sobre os 10 anos do Software Livre, sua penetração nos servidores e nos desktops, e vê com olhos positivos a integração da web à vida das pessoas. Perens também aproveita pra dar uma alfinetada na micro$oft e nas patentes de software. Ele termina o texto dizendo que nunca poderia prever quanto o Open Source seria tão grande durante sua Década Zero (a gente de TI começa a contar do zero né?).

Eu falando: Assim como muita coisa nessa área de informática, o Software Livre cresceu muito nos últimos 10 anos. E não perdeu o fôlego! Pelo Contrário. O Software Livre está cada vez mais forte e presente na nossa vida. Só como exemplo, posso citar Java, MySQL, Linux, OpenOffice, WordPress, etc. Com o crescimento da web e a fusão (me faltou palavra melhor) desktop+web que vem acontecendo ultimamente, acredito que no final da década Um, o Bruce Perens vai muito mais o que comemorar.

PS: Alguém de Caruaru vai pra ENSOL? Comenta aí.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s