Características

Algumas das características de Ruby são:

  1. Formato livre – Você pode começar a escrever seu código em qualquer linha e coluna do arquivo.
  2. Case sensitive – Letras Maiúsculas e minúsculas são distintas. a palavra-chave end, por exemplo, é cmpletemante diferente da palavra-chave END.
  3. Comentários – Qualquer coisa após um # fora de um bloco de texto, até o final da linha onde aparece, é ignorada pelo interpretador. Ainda, para facilitar grandes blocos de comentários, o inetrpretador ruby também ignora qualquer coisa entre uma linha iniciando com =begin e outra iniciada por =end. Isso só funciona se o primeiro caractere da linha for o símbolo de =
  4. Delimitadores de declarações – Várias declarações em uma linha podem ser separadas por ponto-e-vírgula, mas não são necessários no final da linha; uma quebra de linha é reconhecida como ponto-e-vírgula. Se uma linha terminar com uma barra invertida (\), a quebra de linha é ignorada; isso ajuda a ter uma única linha lógica que se espalha por várias linhas.
  5. Palavras-chave – também conhecidas como palavras reservadas (aproximadamente 41) em Ruby normalmente não podem ser utilizadas para outros propósitos. Somadas a essas palavras-chaves, há três tokens que são interpretadas especialmente pelo parser de Ruby quando são encontradas no início de uma linha: =begin, =end, _END_ Você pode estar acostumado a pensar que um valor falso pode ser representado por zero, uma string nula, um caractere nulo, ou muitas outras coisas. Mas em Ruby, todos esses são verdadeiros; de fato, tudo é verdadeiro, exceto as palavras reservadas false e nil
  6. Codificação do programa – no nível mais baixo, um pograma Ruby é simplesmente uma sequência de caracteres. As regras léxicas de Ruby são definidas usando caracteres da tabea ASCII. Todas as palavras-chave de Ruby são escritas usando caracteres ASCII, e todos os operadores e pontuações são retirados da tabela ASCII.

Documentação – A documentação completa de Ruby está disponível aqui(em inglês).

Primeiro Programa | TOC | Números em Ruby

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s