Primeiro programa em Ruby

Vamos iniciar nosso editor SciTE. Para isso, no Windows, clique em Iniciar / Programas / Ruby-186-26 / SciTE. [No Linux, o atalho para o SciTE fica na seção programação do menu. Só lembrando que você tem que instalar o SciTE à parte]. Quando a janela do editor abrir, pressione F8 para abrir uma janela de saída. Agora, vamos definir algumas opções. Clique em Options / Open Global Options File e procure por ‘tabsize’. Edite e deixe tabsize=2 e indent.size=2. Eu gosto da minha janela do SciTE maximizada no início, para isso, é só definir position.width=-1 e position.height=-1 Salve o arquivo e feche-o (Ctrl+S, e depois, Ctrl+W). Para confirmar as mudanças, aperte Ctrl+Shift+I – isto vai abrir a janela de opções de indentação. Verifique que Tab Size e Indent Size têm o valor 2 e que a caixa Use Tabs não está marcada. Agora, estamos prontos para escrever nosso primeiro programa.

Crie uma pasta, digamos, rubyprograms, no seu C:\ Nós vamos guardar todos os nossos programas nesta pasta. Nosso primeiro programa irá mostrar a string ‘Olá’ na liha de comando e o nome do programa será p001hello.rb

Por convenção, os arquivos ruby têm extensão .rb. Em Windows, os fontes podem ter a extensão rbw também. A conveção de código de Ruby define que o arquivo/pasta é o nome da classe/módulo em minúsculas, com a extensão .rb (Por exemplo, a classe Foo está no arquivo foo.rb).

Indentação de código não faz nenhuma diferença para o interpretador, mas utilizar dois caracteres de indentação vai fazê-lo amigo na comunidade se você pretender distribuir seu código.

Do lado esquerdo da janela, escreva

puts 'Olá'

e salve o arquivo como p001hello.rb na sua pasta rubyprograms. A janela do lado direito irá mostrar a execução do arquivo.

Nota: Ruby é uma linguagem de script. Não há método ou função principal (main method) a partir do qual a execução começa. O interpretador Ruby pega um script de instruções a executar, então inicia na primeira linha, continuando até a ultima. puts (s no puts significa string; puts realmente significa put string [coloque string]) simplesmente escreve na tela qualquer coisa que seja colocada depois dele, e depois salta automaticamente para a linha seguinte.

Os parênteses normalmente são opcionais numa chamada de método. Assim, chamadas como foobar e foobar() são válidas, assim como foobar a,b,c e foobar (a,b,c).

Em Ruby, tudo, desde um inteiro até uma string, é considerado um objeto (mais sobre isso depois). E cada objeto conta com métodos predeterminados, que podem ser usados para realizar coisas importantes. Para utilizar um método, você precisa colocar um ponto após o nome do objeto, e depois o nome do método. Alguns métodos, como puts e gets estão disponíveis em qualquer lugar e não precisam emstar associados a um objeto específico.
Tecnicamente falando, esses métodos pertencem ao módulo Kernel de Ruby (mais sobre isso depois) e estão inclusos em todos os objetos Ruby (o módulo Kernel é incluído pela classe (mais sobre isso depois) Object, então seus métodos estão disponíveis em todos os objetos de Ruby). Quando você exceuta uma aplicação Ruby, um objeto chamado main da classe Object é criado automaticamente. Esse objeto dá acesso aos métodos do Kernel.

Observações

  1. Programadores Java e C – não há necessidade de escrever um método / função main
  2. Literais String são sequências de caracteres entre aspas simples ou duplas. Estou usando aspas simples ao redor do Olá. ‘ é mais eficiente que ” (mais sobre isso depois)
  3. Ruby é uma linguagem interpretada, então você não vai precisar recompilar para executar o programa escrito em Ruby
  4. As releases de ruby com números de sub-versões pares – 1.6, 1.8, etc – são releases estáveis e públicas. No entanto, em 2007 Matz quabrou a convenção e tornou a versão 1.9 uma release estável e pública de Ruby.
  5. A convenção de código Ruby define que o nome do arquivo/diretório é o nome da class/módulo e em letras minúsculas, com a extensão .rb. Por exemplo, a classe Foo está no arquivo foo.rb

Instalando Ruby | TOC | Características

Uma ideia sobre “Primeiro programa em Ruby

  1. Charles

    Cara ja olhei em varios lugares sobre essa linguagem de programação Ruby até entao nao vi nenhum programa com exemplo funcionando nao encontrei nada grafico nem como o usar pela IDE NetBens, tipo criar formulario e etc.

    Resposta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s